http://www.yoursite.com/links.htm

sábado, 6 de setembro de 2025

Primeira doação de coração do Sertão é registrada no Hospital Regional de Patos

 


A Central Estadual de Transplantes realizou, na tarde desta sexta-feira (5), um marco histórico para a saúde pública paraibana: a primeira captação de coração no Sertão, realizada no Hospital Regional de Patos. A doação partiu de uma paciente de 40 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do coração, ainda foram doados o fígado, os rins e as córneas, beneficiando seis pacientes que aguardavam em lista de espera na Paraíba e em Pernambuco.


O ato, pioneiro na região, marca a ampliação do serviço da Central Estadual de Transplantes, o aumento no número das doações de órgãos na Paraíba, e o avanço da saúde no interior do estado. Até então, procedimentos como este só eram realizados em Campina Grande e João Pessoa. A partir da realização de cursos para qualificação da equipe que formou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em maio de 2024, foi que o serviço passou a ter a possibilidade de se tornar um centro doador. Outro fator determinante para sair do eixo Campina-João Pessoa foi a aquisição de duas aeronaves pelo Governo do Estado, como explica a diretora da Central, Rafaela Dias.


“A doação de hoje é um marco, que só foi possível graças a um trabalho dedicado de construção, do que hoje é realidade. Nós vimos no Regional de Patos o potencial de se transformar em uma unidade doadora e resolvemos investir, tornando o que era só uma possibilidade em fato concreto. Mas não fizemos isso sozinhos. O apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado, com a disponibilização das aeronaves, foi essencial. Sem essa facilitação não seria viável devido às grandes distâncias. Hoje estamos começando a colher os frutos,” destacou.


Essa foi a segunda captação registrada no sertão paraibano. A primeira ocorreu no último mês de abril, quando um doador de 24 anos, doou fígado, rins e córneas. Com esta doação, já são nove corações doados em 2025 na Paraíba.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário