http://www.yoursite.com/links.htm

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Estudante da UFPB integra equipe que desenvolveu aplicativo para centro médico nos Estados Unidos




 O estudante André Luiz Pinto da Silva Ribeiro, aluno de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), compõe a equipe criadora do Rhoton Program - Mayo Clinic, um aplicativo de educação online que está sendo utilizado por médicos residentes em neurocirurgia nos Estados Unidos. O produto, que começou a ser efetivamente usado no programa de residência americano em abril deste ano, é decorrente de acordo entre a Mayo Clinic e a Liga Acadêmica de Neuroanatomia Clínica (LANAC), um projeto de extensão da UFPB. 

A contribuição de André Luiz, que foi devidamente paga pelo centro médico estadunidense, ocorreu para além das áreas de saúde e educação, tendo sido especialmente significativa na engenharia necessária ao desenvolvimento do app, devido às habilidades do estudante em linguagens de programação e design gráfico. O projeto também contou com a colaboração do professor André Oliveira, do Departamento de Morfologia da UFPB, na orientação educacional da plataforma, em parceria com profissionais da Mayo Clinic. 

“Acredito que a parceria da LANAC com o centro médico foi crucial para a minha formação, associando a minha qualificação técnica em criação de aplicativos/web ao conhecimento técnico-científico fornecido pela Liga. O aprofundamento teórico-prático e as relações interpessoais que fiz ao longo do tempo em que participei desse projeto foram importantes para a minha vida como futuro médico e como pessoa”, afirmou o estudante André Luiz. 

O conteúdo oferecido no aplicativo é baseado no programa de dissecação craniana estabelecido para os residentes da clínica e inclui, entre outras funções, passo-a-passo dos procedimentos neurocirúrgicos, exercícios e indicação de artigos. 



Até o momento, a ferramenta está ativada somente para três tipos de usuários: estudante, professor e administrador, que correspondem, respectivamente, aos residentes, docentes e a equipe da Mayo Clinic. Por isso, não pode ser encontrada nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. O acesso, aos usuários autorizados, é feito pelo website https://mayocneurosurgery.bubbleapps.io/. Segundo o professor André Oliveira, a expectativa é que, em breve, o aplicativo esteja disponível ao público em geral para oportunizar melhor assistência às instituições que se interessarem pela ferramenta. 

“No futuro, a equipe deseja que o aplicativo esteja disponível mundialmente para todos que pretendem obter mais conhecimentos em neuroanatomia e neurocirurgia, podendo levar ao aperfeiçoamento do currículo de programas de residência não só nos EUA, mas no Brasil e no resto do mundo”, afirmou o docente. 

Sobre a Liga Acadêmica de Neuroanatomia (LANAC)

A LANAC, projeto de extensão participante do edital do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) da UFPB desde 2018, recebe alunos de todos os cursos da área da saúde que já tenham cursado as disciplinas de anatomia ou neuroanatomia. Atualmente, sua equipe é formada por 16 extensionistas. Nele, os integrantes dedicam-se à produção científica de livros e artigos sobre neuroanatomia, realização de eventos abertos ao público geral sobre essa área, entre outras atividades, como a parceria com o centro médico norte-americano. 



Além do estudante André Luiz, os demais alunos da UFPB que fizeram e fazem parte da LANAC colhem frutos da parceria com a Mayo Clinic. Um deles é reconhecimento acadêmico, já que um artigo sobre o aplicativo, que aguarda apenas a revisão do orientador estrangeiro, deverá ser publicado em periódico científico de alto impacto, o que deve colocar a LANAC e a UFPB em destaque internacional na área de anatomia e neurocirurgia. 

A seleção para a Liga é composta pelas etapas da prova escrita, entrevista e análise curricular, ocorrendo, geralmente, no mês de agosto, para coincidir com o cronograma divulgado pelo Probex. 

Para mais informações sobre a Liga, acesse o perfil @lanacpb no Instagram.

***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Arquivos pessoais do Prof. André Oliveira e do estudante André Luiz Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário