http://www.yoursite.com/links.htm

domingo, 2 de novembro de 2025

Astrônomo explica se Cometa 3I/Atlas representa perigo ao planeta Terra




Em entrevista ao Agora CNN, Emerson Roberto Perez, astrônomo do Urânia Planetário, explica as atualizações sobre o cometa “visitante” 3I/ATLAS, que passou pelo periélio na última quarta-feira (30), a uma distância de cerca de 1,4 UA (210 milhões de quilômetros) — dentro da órbita de Marte.


Ao ser perguntado por Elisa Veeck sobre o risco de o cometa atingir a Terra, Perez explica que o cometa já não representa qualquer risco de colisão com a Terra.


De acordo com as previsões astronômicas, o cometa alcançará seu ponto mais próximo da Terra em 19 de dezembro, mantendo uma distância segura de 1,8 unidade astronômica — o equivalente a quase duas vezes a distância entre nosso planeta e o Sol.


Visibilidade limitada

“Infelizmente, não teremos como presente de natal a possibilidade de ver o cometa a olho nu, apenas com equipamento profissional”, diz o especialista. A situação se dá por conta da grande distância em relação à Terra e à baixa luminosidade.


Uma característica notável deste cometa é que sua passagem pelo Sistema Solar será única. Após completar sua trajetória ao redor do Sol, o 3I/Atlas seguirá em direção ao espaço interestelar, não retornando mais ao nosso sistema planetário.


Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário