As vendas de carros elétricos devem superar 200 mil unidades no Brasil em 2025, mostra estimativa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Conforme a entidade, entre janeiro e agosto, foram registrados 126.087 emplacamentos de veículos leves eletrificados.
O levantamento inclui automóveis híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e 100% elétricos (BEV). Segundo estimativa da ABVE Data, num cenário conservador, as vendas devem chegar a pelo menos 200 mil, com aumento de 13% sobre o total de 2024.
No cenário mais provável, podem atingir 215 mil, o que representaria um crescimento anual de 21%. “As vendas de eletrificados continuam aquecidas, mesmo diante de taxas de juros altas e aumento do imposto de importação de veículos elétricos”, disse o residente da ABVE, Ricardo Bastos.
Em agosto, os 20.222 eletrificados leves comercializados representando 9,4% do total de vendas de veículos leves no país. Em agosto de 2024, esse percentual era de 6,6%. Na comparação com julho deste ano, as vendas de agosto aumentaram 6%. Sobre agosto de 2024, o crescimento foi de 38%.
“Confirmando-se o cenário mais provável, teremos aumento das vendas acima de 20% em 2025 sobre o ano anterior, o que representa um crescimento três vezes mais rápido do que a média do conjunto do mercado automotivo brasileiro”, aponta Bastos.
O ano de 2025 tem sido marcado pelos investimentos significativos das montadoras chinesas de eletrificados, com destaque para a inauguração de duas novas fábricas no Brasil: BYD, em Camaçari (BA), e GWM, em Iracemápolis (SP). Além disso, novas marcas passaram a operar no país, ampliando a oferta de modelos eletrificados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário