http://www.yoursite.com/links.htm

domingo, 29 de setembro de 2024

GeralBill Gates: ‘Mundo só tem dois caminhos nos próximos anos: uma grande guerra ou uma nova pandemia’




Algumas questões perturbam até mesmo o bilionário filantropo Bill Gates. Ele se pergunta se enfrentaremos outra pandemia e se as tensões globais poderão levar a uma guerra mundial. Apesar de seu otimismo em relação a avanços como a inteligência artificial (IA) e a erradicação de doenças mortais como a poliomielite, Gates permanece inquieto com a possibilidade de um conflito generalizado ou de uma nova pandemia.

Gates mencionou a “muita agitação” atual no mundo, que poderia desencadear uma “grande guerra”. E, mesmo que o conflito global seja evitado, ele acredita que “sim, haverá outra pandemia, provavelmente nos próximos 25 anos”, conforme declarou à CNBC Make It.

O cofundador da Microsoft expressou sua insatisfação com a resposta global à pandemia de coronavírus, destacando que lições importantes foram negligenciadas. “O país que o mundo esperava que liderasse e servisse de modelo não correspondeu a essas expectativas. Embora algumas lições tenham sido aprendidas, infelizmente, foi muito menos do que eu esperava”, afirmou Gates, de 69 anos.

Esse sentimento de desapontamento é compartilhado por muitos defensores da saúde global que pressionam o Ocidente a melhorar suas respostas a surtos emergentes. O professor Paul Hunter, especialista em epidemiologia de doenças emergentes na Universidade de East Anglia, Inglaterra, comentou sobre uma nova cepa mortal de mpox: “No Ocidente, só nos preocupamos com uma doença quando ela começa a nos ameaçar diretamente. O problema é que muitas dessas doenças poderiam ter sido controladas se os países afetados tivessem os recursos necessários.”

Hunter destacou que essa preocupação tardia com o controle de epidemias foi evidente durante a covid-19: “O Ocidente só se preocupa com o controle de epidemias quando começamos a ver casos, e então é quase sempre tarde demais para erradicar a infecção.”

Gates também espera que as autoridades de saúde comecem a planejar a longo prazo, dizendo: “Ainda não estamos refletindo sobre o que fizemos bem e o que não fizemos bem. Talvez, nos próximos cinco anos, isso melhore. Mas, até agora, é bastante surpreendente.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também está transmitindo essa mensagem. Recentemente, a OMS alertou sobre a disseminação do vírus da gripe entre gado, aves e humanos, e pediu uma colaboração mais intensa entre as nações para se prepararem melhor para futuras pandemias. Nicola Lewis, diretora do Centro Mundial de Influenza, afirmou: “Há uma certeza: haverá outra pandemia de gripe no futuro. Devemos superar nossas preocupações paroquiais e lembrar dos impactos devastadores de uma pandemia global, independentemente do agente causador.”

Preocupações com uma possível guerra mundial também estão sendo levantadas. Gates, cujo patrimônio é estimado em US$ 157 bilhões pelo Bloomberg Billionaires Index, não está sozinho em seus temores. Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, já havia

advertido sobre as tensões geopolíticas como a maior ameaça para a economia global, comparando a situação atual com a da Segunda Guerra Mundial. “Os Estados Unidos levam a invasão da Ucrânia pela Rússia muito a sério, mas não tenho certeza se o resto do mundo tem a mesma percepção. Uma nação democrática europeia está sendo invadida sob a ameaça de chantagem nuclear. Isso terá um impacto em todos os nossos relacionamentos até que a guerra seja resolvida de alguma forma”, disse ele.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário