http://www.yoursite.com/links.htm

sábado, 31 de agosto de 2024

Avião que transportava governador do Pará faz pouso de emergência

O avião particular que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), precisou fazer um pouso forçado na manhã deste sábado (31), em Tucuruí, a aproximadamente 390 quilômetros de Belém.

Helder Barbalho divulgou um vídeo em suas redes sociais informando que todos estavam bem e que ninguém havia se ferido. As causas do pouso de emergência ainda não foram reveladas.

Segundo o próprio governador, a aeronave decolou de Cametá, uma cidade situada a cerca de 180 quilômetros de Belém, e enfrentou problemas durante o voo. A distância entre Cametá e Tucuruí é de aproximadamente 210 quilômetros.

“Hoje pela manhã nós estávamos chegando aqui, vindo de Cametá, tivemos um incidente, um pouso forçado, mas graças a Deus ninguém se machucou, nós estamos bem”, afirmou Helder Barbalho.

 

Remo vence o Botafogo-PB por 2 a 1 em primeira partida do quadrangular


 O Remo venceu o Botafogo-PB por um placar de 2 a 1, neste sábado (31), no primeiro jogo da quadrangular do Campeonato Brasileiro, Série C. O jogo aconteceu no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará.

Com Estádio totalmente lotado digno de cenário de uma final de campeonato, o Remo foi para cima do Belo e aos 21 minutos do primeiro tempo abriu o placar com Pedro Vitor. Em dia inspirado, Pedro Vítor marcou mais um aos 41 minutos  de bola rolando.

O Botafogo-PB voltou melhor no segundo tempo e, aos 11 minutos da etapa complementar, Silas  diminuiu para a equipe visitante.

Na próxima rodada o Remo joga com o São Bernardo,  na segunda-feira (9),  às 20h, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campos, em São Paulo.Já o Botafogo-PB pega o Volta Redonda, no Domingo (8), às 18h30, no Almeidão, em João Pessoa.

ONS diz que apagão em São Paulo ocorreu após desligamento em subestação da Eletrobras e apura causa


 Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo registraram falta de energia na tarde deste sábado (31).

A Avenida Paulista e ruas paralelas, como a Alameda Santos, ficaram completamente sem luz por cerca de uma hora e meia (veja fotos). Por volta das 19h a energia elétrica foi restabelecida na Avenida Paulista e também no Tatuapé, Cangaíba, Belém e Penha. Até o momento nenhuma linha do Metrô e da CPTM foi afetada e todas operaram normalmente.

O Hospital Sírio-Libanês, que fica na região central, afirmou em nota que houve queda de energia por alguns instantes, mas neste momento está operando normamente e sem impacto no atendimento.

Há relatos de queda de energia nos seguintes bairros:

Zona Norte: Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves.

Zona Leste: Pari, Mooca, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel.

Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.

Em Guarulhos, os bairros atingidos foram Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. A EDP, concessionária de energia em Guarulhos, disse que "garantiu o restabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37".

Em nota, a Enel informa que "uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde de hoje".

A empresa confirma que as regiões Norte e Leste foram impactadas e diz estar "trabalhando com manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados".

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou "que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale".

O ONS disse ainda, em nota, que "aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível".

A EDP, que é responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Guarulhos, informou em nota "que às 17h31 houve uma ocorrência não pertencente ao sistema de energia da EDP que impactou parte da cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio". A companhia ainda ressaltou "que realizou manobras em seu sistema para reduzir o impacto aos seus clientes, e acompanha as demais medidas externas para o total restabelecimento da energia".


Carne, feijão, laranja: maior seca dos últimos 44 anos deve encarecer alimentos, dizem especialistas



A carne bovina, o feijão, a laranja e outros alimentos devem ficar mais caros por causa da seca, que é a maior dos últimos 44 anos, segundo o levantamento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) feito a pedido do g1.


De acordo com o estudo, a estiagem já se prolonga por 12 meses, e os efeitos acumulados refletem na agropecuária brasileira.


A falta de chuvas prejudica, principalmente, pequenos produtores, que, em sua maioria, são aqueles que não possuem um sistema de irrigação, explica Ana Paula Cunha, especialista no monitoramento de secas do Cemaden.


No Brasil, apenas cerca de 13% da área da agricultura utiliza este tipo de estrutura. São os grandes produtores focados na exportação. Mas é a agricultura familiar a principal responsável pelo alimento que chega até a mesa do brasileiro, correspondente a cerca de 70% dessa quantia.


Vale destacar que o clima seca favorece a proliferação de incêndios, que em São Paulo, por exemplo, provocou grandes prejuízos nas lavouras de cana-de-açúcar.


Nesta época do ano, grande parte dos alimentos estão no período de entressafra, por isso, a reportagem optou por acompanhar o cenário da criação bovina de pasto. Além do feijão, que está na época de safrinha e da laranja, que vem sofrendo com a seca há 5 anos.

Feijão ​🫘


A escassez de chuvas tem prejudicado a produção brasileira de feijão carioca, o mais produzido e consumido no país.


Segundo Marcelo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), das últimas 10 safras, cerca de 8 foram perdidas devido à estiagem.


“Tem se perdido muito mais feijão com falta de chuvas do que com excesso”, descreve.

Ele explica que, como o ciclo de cultivo do feijão é curto (dura em torno de 70 dias), mesmo pequenos períodos sem chuva podem comprometer a plantação. Isso porque, mesmo que ele não precise de muita água, se ela não vier na época necessária, o grão não vai vingar.


Além disso, Lüders destaca que a seca facilita a proliferação de pragas no feijão, em especial, o mosaico-dourado, doença viral transmitida pelo inseto



Ex-chiquititas revela resiliência na conquista de medalha nas Paralimpíadas

 


Giovanna Boscolo revelou que, mesmo com a indefinição sobre a conquista da medalha de bronze nas Paralimpíadas Paris 2024, ela manteve a resiliência durante todo o tempo. A ex-chiquititas competiu no lançamento lançamento de club, na classe F32, na sexta-feira (30), mas só teve a medalha confirmada na manhã deste sábado (31). Ela havia ficado na 4ª colocação, mas o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) protestou contra a campeã olímpica pelo "uso do equipamento de forma irregular". Giovanna recebeu a notícia do recurso ainda no campo, mas conseguiu permanecer tranquila.

- (...) Quando eu ia entrar no banho, meu namorado me ligou com meus pais, falando que tinham protestado e eu tinha aparecido como bronze, só que ainda não era confirmado. Então eu fui dormir e só falei: “O que tiver que ser, vai ser”. Consegui dormir, foi uma noite de sono tranquila. Estava muito resiliente. Ontem foi um dia muito difícil, nunca tinha competido com chuva. Eu estava preparada, acordei bem, mas agora (com a medalha no peito) estou muito melhor - disse a atleta.

A paulista ainda comentou como sua visibilidade pode ajudar outras pessoas com deficiência: “É muita coisa, eu tenho 22 anos. Sou muito grata por ter tido isso tudo e ter aproveitado as oportunidades. Chiquititas foi muito importante para mim pela questão da visibilidade, por me fazer alcançar mais pessoas e ajudar mais pessoas com deficiência na questão da aceitação. Isso vai ser um ponto muito forte para mim daqui para frente", disse Giovanna. Ela integrou o elenco da novela entre 2013 e 2015. Aos 15 anos, foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, uma doença rara que afeta o equilíbrio, coordenação e energia.

Para ficar com o bronze, Giovanna atingiu a marca da 26.01m. A atleta polonesa Roza Kozakowska havia batido o recorde mundial e conquistado o ouro olímpico, com a marca de 31.30m. Com a sua desclassificação, tanto o recorde quanto a medalha foram transferidos para tunisiana Maroua Ibrahim, com a distância de 29m. Na próxima quarta-feira (4), às 14h (horário de Brasília), a brasileira ainda irá disputar o arremesso de peso F32 nas Paralimpíadas Paris 2024, ao lado Wanna Brito.


Operações da PRF na PB resultam em recuperação de veículos roubados e prisão de seis suspeitos


 Entre os dias 28 e 29 de agosto de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as operações de fiscalização e combate ao crime em várias regiões da Paraíba. As ações resultaram na recuperação de seis (6) veículos, no cumprimento de três (3) mandados de prisão em aberto, totalizando seis (6) pessoas detidas.

Durante a manhã do dia 28, a PRF identificou uma motocicleta com sinais de adulteração estacionada em frente a uma oficina no município de Serra Branca. Após a verificação dos elementos identificadores, como chassi e motor, constatou-se que os mesmos apresentavam indícios de adulteração. O possuidor do veículo, homem de 31 anos, alegou ter adquirido a motocicleta em Campina Grande por R$ 2.000,00. O caso foi encaminhado à Polícia Judiciária para os procedimentos legais.

Ainda no mesmo dia, por volta das 13h, a equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF em parceria com a Polícia Civil da Paraíba, durante uma operação na BR-412, em São João do Cariri, encontrou duas motocicletas, uma Honda CG 150 Titan e uma Honda CBX Twister, ambas com sinais de adulteração nos elementos identificadores. Os veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de São João do Cariri para as medidas cabíveis.

Já na tarde do dia 28, em Sobrado/PB, a PRF prendeu um condutor de 39 anos, que possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. A prisão ocorreu durante uma abordagem de rotina na BR-230, quando os agentes constataram a pendência judicial. O condutor foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.

Ainda em Sobrado, no início da noite, a PRF recuperou um veículo Fiat/Palio Fire, com placas de Recife/PE, que havia sido roubado em novembro de 2023. O condutor, homem de 33 anos, alegou ter adquirido o veículo de forma legítima, desconhecendo seu status de furto. O veículo e o condutor foram encaminhados à Polícia Judiciária, onde o caso será investigado.

No dia 29 de agosto, em Pocinhos/PB, a PRF prendeu mais dois homens com mandados de prisão. As prisões ocorreram em momentos distintos durante abordagens na BR-230. Os homens de 44 anos e 52 anos foram detidos e conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Esperança/PB para os procedimentos legais.

Na noite do mesmo dia em Monteiro/PB, a PRF abordou uma motocicleta Honda CG 160 FAN, que apresentava uma placa em desacordo com os padrões emitidos pelo Detran. Após análise dos elementos identificadores, verificou-se que tanto o número do chassi quanto o número do motor

apresentavam indícios de adulteração. O condutor de 27 anos, admitiu ter comprado a motocicleta por um valor abaixo do mercado, ciente de que ela não possuía documentação regular. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários.

As operações realizadas pela PRF reforçam o compromisso da instituição com a segurança nas rodovias federais e o combate ao crime em todo o estado da Paraíba.

Simony desabafa sobre insinuações de culpa pelo câncer: “Profundamente injusto”


 A cantora Simony, 48, fez um desabafo nas redes sociais na noite de sexta-feira (30) após usuários da web insinuarem que ela seria a própria culpada pelo seu diagnóstico de câncer. A artista teve um tumor no intestino, que está em remissão, e passou por tratamento oncológico.

"Não culpe quem está doente”, começou ela no Instagram. “É doloroso e profundamente injusto quando alguém insinua ou afirma diretamente que uma pessoa com câncer é culpada por sua própria doença, sugerindo que o câncer é uma consequência de mágoas guardadas ou de uma suposta incapacidade de perdoar. Essa perspectiva não apenas falta com a verdade, mas também é cruel, pois ignora a complexidade e a multifatorialidade dessa doença devastadora”.

A cantora também considera perigosa a ideia de que sentimentos mal resolvidos são a causa do câncer. “A ciência nos mostra que o câncer resulta de uma combinação de fatores, como genética, exposição a substâncias cancerígenas, estilo de vida e, muitas vezes, fatores além do controle da pessoa. Reduzir tudo isso a uma questão de culpa pessoal é desumanizante e cruel”, completou.

Ela também disse que responsabilizar o adoecido pelo seu diagnóstico pode agravar o sofrimento emocional pelo quadro. “Ao invés de oferecer empatia e suporte, essa acusação cria uma barreira de isolamento e vergonha, levando a pessoa a se sentir ainda mais vulnerável e sozinha em sua luta”, comentou.

Para Simony, a ideia reflete uma falta de compreensão sobre perdão e processo de cura emocional. “Perdoar é uma jornada pessoal, que pode ser complexa e demorada, e que nem sempre tem um impacto direto na saúde física. Colocar a responsabilidade da doença nas costas do paciente é impor uma carga emocional desnecessária, que pode dificultar ainda mais o processo de enfrentamento da doença”.

Culpar alguém pelo câncer, para a artista, é uma forma de violência emocional que desconsidera a realidade e as necessidades do paciente. “O que essas pessoas precisam é de apoio incondicional, compreensão e compaixão, não de julgamentos injustos e acusações infundadas. A luta contra o câncer já é árdua o suficiente, e cada pessoa merece ser tratada com dignidade e respeito, sem carregar o peso de uma culpa que não lhe pertence”, finalizou.

Simony recebeu apoio nos comentários da publicação, com diversos seguidores contando experiências similares após um diagnóstico de câncer. “Relatou exatamente o que ouvi de uma colega, isso no dia estava indo para a quimioterapia”, disse uma pessoa. “Expressou exatamente o que eu sinto”, falou mais uma.

Nova doação de múltiplos órgãos é registrada pela Central de Transplantes no Hospital Metropolitano

 


Uma nova doação de múltiplos órgãos foi registrada, na noite dessa sexta-feira (30), pela Central de Transplantes no Hospital Metropolitano. A doadora, uma paciente de 32 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde foi admitida após sofrer uma hemorragia subaracnóidea (extravasamento de sangue para os espaços que cobrem o sistema nervoso central, tendo como principal causa a ruptura de um aneurisma intracraniano). Essa é a sétima doação do mês de agosto no estado, somando um total de 37 doações no ano. A média é de 4,6 doações mensais.


Após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, a família da paciente tomou a decisão de permitir a doação dos seus órgãos. Foram doados o fígado, os rins e as córneas. O fígado ficou na Paraíba para uma mulher de 51 anos; o rim direito foi aceito pela Central de Transplantes do Rio de Janeiro, para uma mulher de 52 anos; e o rim esquerdo foi recebido por uma paraibana de 48 anos. As córneas foram levadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.


Depois da cirurgia de captação, os órgãos foram levados para os hospitais transplantadores, com a ajuda da equipe do Corpo de Bombeiros, que fez o transporte com a agilidade necessária.


Para a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, é preciso falar em vida sobre o desejo de se tornar um doador de órgãos. “Mais um caso reforça a importância do diálogo sobre a doação de órgãos, bem como a necessidade de sensibilizar a sociedade para a relevância deste ato de solidariedade e amor ao próximo. A doação de múltiplos órgãos é um lembrete poderoso de como a vida pode ser renovada mesmo em momentos de perda. A Central de Transplantes continuará empenhada em sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e em garantir que mais vidas possam ser salvas através deste ato nobre”, enfatizou.


Em 2024, a Paraíba já realizou 205 transplantes e 599 pessoas ainda aguardam na lista de espera por um órgão.

Gilberto Gil emociona ao tocar violão para Preta Gil



Gilberto Gil emocionou seus seguidores ao compartilhar um vídeo neste sábado, 31, em que toca violão para sua filha, Preta Gil. A cantora, de 50 anos, recentemente anunciou um novo diagnóstico durante a retomada de seu tratamento contra o câncer. A doença foi detectada em dois linfonodos, no peritônio, com metástase, e no ureter, com um nódulo.


No vídeo, Gil, de 82 anos, aparece sentado na ponta de uma cama, tocando violão e assobiando, enquanto Preta, em outro canto do quarto, descansa em uma poltrona e grava o momento com o celular. A legenda, feita em conjunto com Flora Gil, esposa do músico, diz:


“A música sempre foi um refúgio e, com ela, Gil segue fortalecendo a corrente de amor e força para Preta Gil. O tempo é rei e a fé não costuma ‘faiá’.”

Em recente participação no programa Conversa com Bial, o apresentador leu um trecho da autobiografia de Preta, Preta Gil: Os Primeiros 50, onde ela relembra uma conversa por vídeo com seu pai enquanto estava na UTI. “Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela. Voltamos para ela. Isso faz parte da vida”, disse Gil. Em seguida, ele completou: “Se estiver muito difícil para você, e se for sua hora, aceite.”


O programa foi gravado antes da nova internação de Preta, que declarou: “Eu sou uma outra Preta em 2024. Cheia de vontade de viver, com muita energia, com muito amor”, após revelar o novo diagnóstico.



Coreia do Sul diz que vai pagar até R$ 480 mil para quem se casar


Pessoas que vão a dates ou encontros às cegas agora podem fazê-lo com o apoio do governo — ao menos na Coreia do Sul, que decidiu pagar a quem opta por casamento, compra de casa ou deseja formar uma família. Cada casal pode receber até US$ 85 mil, o equivalente a R$ 480 mil, para namorar, noivar e casar.


A medida é um projeto piloto para enfrentar a crise demográfica no país, gerada pela baixa taxa de natalidade, que há alguns anos é a menor do mundo.


Até o momento, a medida só vale para o distrito de Saha, que fica na cidade de Busan, a segunda maior da nação oriental.


A iniciativa busca tornar a vida familiar mais acessível e financeiramente viável, ao mesmo tempo em que cria oportunidades de conexões sociais por meio de vários eventos para solteiros se conhecerem.


Para o casamento, os noivos recebem cerca de US$ 24 mil (R$ 135 mil). Já para comprar uma casa, o governo disponibilizará US$ 36 mil (R$ 202 mil) ou US$ 960 (R$ 5,4 mil) por mês, para bancar o aluguel por cinco anos.


Para participar

Para se enquadrar nos pré-requisitos e ganhar a bolsa, a pessoa deve ter entre 24 e 43 anos e morar ou trabalhar em Saha. Os interessados devem enviar inscrições e passar por um processo de triagem e entrevista antes de serem autorizados.


Por enquanto, somente coreanos nativos podem participar da iniciativa.



Rivais do X: como abrir uma conta no Threads e no Bluesky


 Threads e Bluesky são os principais rivais do X atualmente. Eles apareceram nos assuntos mais comentados no X desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçou suspender a rede social por não indicar representante no Brasil.

Threads foi lançado em 2023 e pertence à Meta, de Mark Zuckerberg, a mesma empresa que controla Instagram, Facebook e WhatsApp. Para ter uma conta nele, é preciso ter perfil no Instagram.

O Bluesky surgiu em 2019, criado pelo X (então Twitter), e se tornou uma empresa independente em 2021. Ele começou a ganhar mais adeptos depois que Elon Musk, que comprou o X em 2022, decidiu limitar o número tuítes que um usuário com perfil não verificado poderia ler por dia.

Inicialmente, era preciso entrar numa "fila de espera" e ter o convite de um amigo para entrar. Isso caiu em fevereiro deste ano.

Como abrir uma conta no Threads



1) Baixe o aplicativo gratuito do Threads, nas lojas oficiais:

2) Depois de instalar o app, toque no ícone para abri-lo e, em seguida, em Entrar com o Instagram (na parte inferior da tela). Depois de entrar, você irá novamente para o app do Threads.

3) Se tiver mais de uma conta do Instagram e quiser entrar com uma diferente, toque em Trocar de conta na parte inferior e selecione outra.

4) Se não vir uma das contas listadas, toque em Entre em outra conta do Instagram.

5) Selecione se deseja ter um perfil público ou privado e toque em Avançar, na parte inferior.

6) Toque em Seguir ao lado de um perfil, para segui-lo e, em seguida, toque em Avançar, no canto superior direito, ou em Seguir tudo, na parte inferior.

7) Leia os termos e as políticas de uso. Depois, toque em Entrar no Threads, na parte inferior.

Também é possível abrir uma conta pelo computador, em threads.net.



Como abrir uma conta no Bluesky



1) Baixe o app gratuito, na lojas oficiais:

2) Abra o app e, em seguida, crie uma conta e cadastre o número do celular para receber um código de validação.

3) Crie um nome de usuário.

Também dá para abrir uma conta pelo computador: acesse bsky.app

Mais diferenças entre as redes

O Threads suporta posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.

Quem tem conta no Instagram e no Threads, tem seu número de perfil exibido na bio do Instagram.

Uma diferença para o Twitter é que o Threads não tem área de trending topics, que mostra assuntos mais comentados na rede.

Os usuários do Threads decidem quem pode responder aos seus posts – todos, apenas quem estão seguindo ou apenas as contas citadas – e tem recursos de segurança como o filtro que oculta termos específicos em comentários. Os usuários que você bloqueou no Instagram também são bloqueados no novo aplicativo.

No Bluesky, as publicações nesta rede são chamadas de “skeets” e podem ter até 300 caracteres.

Threads e Bluesky também são diferentes na maneira de funcionar. Em plataformas centralizadas como X, Threads, Facebook e Instagram, o serviço é administrado por só uma empresa.

Já o Bluesky é apenas um de vários espaços possíveis para se comunicar pelo padrão AT Protocol, com o qual outras pessoas poderão criar suas próprias redes sociais.

Na prática, a estrutura do Bluesky é parecida com a do e-mail, em que é possível enviar mensagens para uma conta do Gmail a partir do Outlook, por exemplo.