Dois nomes de motocicletas que fizeram história no mercado brasileiro estão próximos de voltar às ruas. O Festival Interlagos Motos, encerrado neste domingo (9) foi o palco da apresentação da Yamaha Ténéré 700 e da Honda XR 300L Tornado, ambas com propostas on/off-road, embora bastante distintas. A primeira, uma big trail com inspiração nos ralis, pensada para grandes aventuras por caminhos nem sempre de piso bom. Já a segunda é uma opção de média cilindrada com uma pegada mais urbana, embora capaz de encarar trilhas mais leves.
A Ténéré 700 mantém o espírito da XT 600 Ténéré, fabricada e vendida no país a partir da década de 1980, e substituída mais recentemente pela XT 660Z. Na configuração atual, conta com um motor bicilíndrico em linha de 689cc refrigerado a água que joga na roda traseira interessantes 73cv (e 6,9 kgf.m de torque máximo), para um peso a seco de 205 kg.
Tanto a suspensão dianteira invertida com tubos de 43 mm de diâmetro quanto a traseira (com regulagem de pré-carga) oferecem curso suficiente para se aventurar no fora de estrada. A combinação entre a roda dianteira de 21 polegadas e a traseira de 18 também favorece a pilotagem em terrenos irregulares. Dois discos com pinças Brembo à frente e o disco wave atrás se encarregam de parar o conjunto, com a ajuda do ABS regulável em três modos.
A altura do assento em relação ao solo não é das menores (875 mm), mas seu desenho, somado ao do tanque de combustível de 16 litros, sugere facilidade de movimentação do corpo sobre a moto. Os mostradores analógicos das primeiras versões dão lugar a um painel TFT de cinco polegadas. À sua frente, a carenagem do farol ajuda o condutor a se proteger do fluxo do ar.
A pré-venda da nova Ténéré 700 está prevista para o primeiro trimestre de 2025, ainda sem preço definido. Nos Estados Unidos, a moto é oferecida por US$ 10.799 (R$ 58 mil, pelo câmbio do dia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário