http://www.yoursite.com/links.htm

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Roberto Carlos lançará nova turnê com show em seu aniversário


19 de abril é dia de comemorar o aniversário do Rei Roberto Carlos, um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, que completa 83 anos neste 2024.

E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Sobre Roberto Carlos

O cantor e compositor nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, aprendeu a tocar piano e violão ainda criança, primeiro com sua mãe e depois no Conservatório Musical de sua cidade natal. 

Foi incentivado pela mãe que ele cantou pela primeira vez em um programa infantil de rádio na sua cidade, do qual – depois – tornou-se atração assídua. Cantava boleros e também Bob Nelson, ídolo da época, brasileiro que cantava música country em português. 

Nos anos 50, Roberto Carlos mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou em contato com o rock’n roll e o rockabilly. Seu primeiro conjunto musical chamava-se The Sputiniks e tinha Tim Maia em sua formação. O grupo passou a se apresentar no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial. Foi nesta época que conheceu Erasmo Carlos, seu maior parceiro musical de toda a vida.

No início da década de 60, Roberto começou sua carreira solo, apresentando-se como crooner na boate do Hotel Plaza, em Copacabana, sob influência do samba-canção e da bossa nova. 

Ele e Erasmo, que eram grandes fãs Elvis Presley, resolveram investir na música jovem da época e passaram a compor muito juntos. São desta época músicas como Splish SplashParei na ContramãoÉ Proibido FumarQuero que tudo vá pro inferno e O Calhambeque.

Junto com Erasmo Carlos e WanderléaRoberto foi convidado para apresentar o programa de televisão Jovem Guarda, na TV Record, e a partir daí, os três artistas tornaram-se os grandes responsáveis pelo primeiro movimento musical do rock brasileiro, chamado primeiramente de Iê-iê-iê e depois de Jovem Guarda. O sucesso foi tanto, que Roberto tornou-se um fenômeno nacional e foi lançado como ídolo de uma geração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário