http://www.yoursite.com/links.htm

sexta-feira, 22 de março de 2024

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: Por que é importante estimular o idoso a praticar atividades físicas


A aposentada Maria Amélia Conceição Viana esbanja vitalidade aos 76 anos. Adepta das atividades físicas, ela conta que já fez natação, musculação e treino funcional. Atualmente, continua na musculação e faz caminhadas. Ter mais resistência física, perder peso, controlar a glicemia e a pressão arterial estão entre os benefícios das atividades físicas para os idosos.


À medida que o corpo vai envelhecendo, há perda de massa muscular, que leva a um declínio de força, e densidade óssea, o que afeta a capacidade funcional. Por isso, ao praticar uma atividade física, o idoso reforça a capacidade muscular e tem melhora significativa nas funções motoras, conforme explica o cardiologista Antonio Eduardo Monteiro, médico cooperado da Unimed João Pessoa. “Estudos têm demonstrado que, dado um estímulo adequado de treinamento, pessoas idosas demonstram ganhos de força similares ou superiores àqueles de indivíduos jovens, como resultado do treinamento de resistência”, disse.


No caso de Maria Amélia, a prática de exercícios físicos vem desde a juventude. Aliado à movimentação do corpo, ela também se alimenta de forma saudável, o que lhe garante qualidade de vida e independência. “Acredito que a relação entre alimentação saudável e atividade física seja o diferencial para um envelhecimento saudável e proativo”, disse.


AVALIAÇÃO CLÍNICA


Sejam para aqueles idosos que já praticam algum exercício ou para os que pretendem iniciar uma atividade, é necessário realizar exames preventivos e uma avaliação clínica. O cardiologista Antonio Eduardo Monteiro explica que se deve incluir testes de força muscular, capacidade respiratória e de flexibilidade, análise postural e da composição corporal. Além disso, o histórico clínico do paciente é outro ponto importante a ser considerado.


“Um programa de atividade física deve contemplar exercícios aeróbicos, de resistência e de flexibilidade. Deve maximizar o contato social, reduzindo a ansiedade e a depressão. A escolha da modalidade de exercício deve levar em consideração as preferências do idoso .



Nenhum comentário:

Postar um comentário