A aranha-armadeira é uma das mais venenosas do mundo, encontrada geralmente em ambientes úmidos e escuros e em plantas como bananeiras, palmeiras e bromélias. Mas, recentemente, o bicho foi parar dentro da caixa de brinquedos de um menino de três anos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A mãe de Theo Henrique, a dona de casa Ellen Martins, de 25 anos, relatou o caso nas redes sociais e publicou um vídeo com imagens do animal para alertar outros pais sobre o perigo
O avô do garoto conseguiu pegar a aranha e a guardou em um pote para mostrar ao médico. O profissional avaliou os sintomas e recomendou que a criança tomasse remédio para dor e um antialérgico.
A aranha-armadeira tem esse nome por causa de sua posição de ataque.
O veneno da aranha-armadeira pode ser letal, principalmente em crianças. Por isso, em caso de picada, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Um soro antiaracnídico produzido pelo Instituto Butantan neutraliza o veneno em circulação e é indicado para o tratamento de pacientes moderados e graves.
De acordo com a bióloga, para prevenir picadas da aranha, não adianta dedetizar o ambiente – pelo contrário, a medida não é indicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário