Dois tripulantes de um navio com suspeita de sepse foram resgatados por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) a 80 milhas náuticas (aproximadamente 148 quilômetros) de Pernambuco e trazidos para o Recife para receber tratamento médico
Os pacientes que estavam na embarcação tinham infecção intestinal e febre. O quadro evoluiu para uma suspeita de sepse -- uma resposta inflamatória forte à uma infecção que, se não controlada, pode levar à falência de órgãos e à morte.
A embarcação é o cargueiro Bordeaux, de bandeira da Libéria, capaz de transportar cargas a granel, como grãos, carvão e minério. O navio havia deixado o Porto de Itaqui, no Maranhão, no dia 16 de agosto, e seguia para Pernambuco.
O helicóptero saiu às 3h35 da Base Aérea de Natal, na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Parou no Recife para abastecer e, depois, seguiu até o ponto onde o navio estava, no meio do oceano.
Enquanto a aeronave ficou pairando no ar, uma equipe de busca e salvamento desceu até o convés para colocar os tripulantes numa maca.
Vídeos divulgados pela FAB mostram o momento em que os tripulantes são içados até o helicóptero. A operação, no navio, levou 32 minutos.
Às 7h20, o helicóptero pousou no Recife. Os dois doentes foram levados de ambulância até um hospital especializado. A FAB não divulgou os nomes dos tripulantes do navio, nem da unidade de saúde, por isso o g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde da dupla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário